6 tratamentos que combatem o melasma | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

6 tratamentos que combatem o melasma

tratamento-manchas-na-pele

6 tratamentos que combatem o melasma


 tratamento-manchas-na-pele


6 tratamentos que combatem o melasma

 

Há algumas semanas estamos abordando, aqui no blog, todas as informações sobre o melasma.  Conforme vimos, o problema é uma hiperpigmentação da pele, decorrente da deposição aumentada de melanina, proteína que garante a coloração da derme e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA.

 


Você pode se interessar em ler os outros artigos:



É caracterizado por manchas em tons marrom com limites bem demarcados, mas de formato irregular. Aparece com maior frequência no rosto, atingindo bochechas, testa e buço, mas também pode surgir em áreas como colo e braços.

 

O quadro tem grande influência da exposição ao calor (mormaço) e do sol em excesso. Um bom exemplo são as pacientes que observam piora do melasma, mesmo utilizando filtro solar e chapéu durante o verão.


Vale lembrar que o problema também pode aparecer no período da gestação, ou devido ao uso prolongado de anticoncepcionais, doenças da tireoide, determinados cosméticos e até mesmo por conta de pré-disposição genética.

 


Sim, o melasma tem solução!

 

Atualmente, com o avanço da medicina e novas tecnologias, já existem diversos tratamentos modernos e eficazes, que resolvem/controlam o problema, trazendo novamente a auto-estima e qualidade de vida aos pacientes.  Vamos conhecer?

 

  1. Terapia Transepidérmica, que é a associação de microagulhemento com ativos clareadores que penetram profundamente na pele, remodelando os tecidos lesionados e reeestruturando a pele;

 

  1. Peelings de Cristal, que  ajudam a remover a barreira de proteção da pele e, com isso, ajudam a manter os resultados dos tratamentos;

 

  1. Máscaras clareadoras, que ajudam a acalmar a pele, além de atuarem como antioxidantes, trazendo viço, renovação e firmeza;

 

  1. Peeling X, que possui uma excelente e prolongada ação clareadora, pois contém Fenol na sua composição;

 

  1. Laser Nd-Yag Q-Switch: tratamento ideal para o melasma. Após o clareamento da pele, possibilita tratar os vasinhos da face;

 

  1. Luz intensa pulsada, tratamento que possui o mesmo mecanismo clareador e também trata os vasinhos da face.

 

De acordo com a Dra. Monica Linhares, da clínica Espaço Saúde Rio, os tratamentos trazem excelentes resultados, no entanto, são utilizados de acordo com o perfil e o tipo de melasma de cada paciente.

 

O ideal é, em primeiro lugar, realizar uma consulta com um experiente dermatologista, que irá analisar as manchas, conversas sobre o histórico familiar do paciente, seus hábitos do dia a dia, alimentação, entre outras questões. Após isso, ele irá escolher qual a melhor estratégia para tratar o problema.

 


Cuidado paralelo para o melasma não voltar

 

Uma limitação existente nos tratamentos do melasma é que as técnicas utilizadas não agem sobre a produção excessiva de melanina do paciente. A célula “doente” permanece, trazendo consigo a tendência a desenvolver mais marcas.

Por isso, para o sucesso total dos tratamentos, é fundamental  tomar cuidado com a exposição solar. O paciente deve usar sempre o protetor, mesmo em ambientes fechados, o que impossibilita a chance dos melasmas voltarem.

 

O ideal, nesses casos, é o uso do filtro físico, aquele que tem cor e, por isso, cria uma barreira física contra os raios UV, refletindo-os.

 

Conforme vimos, já existem diversos tratamentos eficazes contra o melasma, trazendo aos pacientes a esperança de voltar a ter uma pele lisinha, firme, com viço e sem manchas.

 

É preciso, apenas, que o paciente tenha seus próprios cuidados com a exposição solar e, também, se certifique de realizar os tratamentos com um  dermatologista sério e experiente, que saberá a melhor solução para cada caso. Converse com seu médico sobre o assunto e dê adeus ao melasma para sempre.


Para agendar uma consulta com a especialista, clique aqui


 


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares – Médica Dermatologista
Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio.

Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */