10 Receitas Caseiras Para Pele Oleosa

A pele oleosa é uma condição bastante comum, ela é capaz de deixar o rosto brilhante, com aparência gordurosa e com poros obstruídos.

Receitas Caseiras Para Pele Oleosa

Existem diversos produtos desenvolvidos especificamente para a pele oleosa disponíveis no mercado, mas, existem também muitas opções de receitas caseiras que podem ajudar a combater o excesso de oleosidade.

GUIA DE CONTEÚDO

1. Esfoliante de aveia, própolis e óleo de coco

Essa receita de esfoliante para pele oleosa é bem popular, sendo capaz de trazer ótimos resultados.

A função esfoliante renova a pele, eliminando as células mortas que estão presentes na camada superficial. Apresenta efeito antioxidante.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 6 gotas de própolis
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco

Preparação:

Pegue um recipiente e adicione todos os ingredientes, em seguida comece mexer bem até que fique uma mistura homogênea com aspecto de loção.

Aplicação:

Passe a loção sobre a pele em movimentos suaves e circulares por 5 minutos, em seguida remova com água corrente.

2. Esfoliante de fubá

A esfoliação com fubá elimina as células mortas da pele e ajuda no controle da oleosidade.

A consistência do fubá é muito boa para ser utilizada como esfoliante natural. O fubá consegue manter-se estável (não esfarelar) enquanto você realiza o processo de esfoliação.

É um método alternativo, natural e caseiro muito interessante!

Ingredientes:

  • 3 colheres de fubá
  • 1/2 Xícara de água filtrada

Preparação:

Simplesmente misture o fubá na água filtrada até atingir uma mistura homogênea.

Aplicação:

Pegue esse creme e passe sobre a pele do rosto com movimentos suaves e circulares por aproximadamente 5 minutos.

Você pode dar uma ênfase maior na “Região T” que geralmente é ponto que mais sofre com o excesso de oleosidade. Depois que terminar a esfoliação, enxague com água fria e seque suavemente a pele.

3. Tonificante de camomila, óleo de rosa mosqueta e hortelã

Essa é uma receita de tônico natural e caseiro capaz de proporcionar limpeza profunda na pele, enquanto contribui também para o controle do excesso de oleosidade e adequação dos níveis de pH.

Antes de aplicar esse tonificante caseiro, realize uma boa higienização do rosto, preferencialmente com algum sabonete para pele oleosa de qualidade.

Você também pode utilizar esse tonificante para remover a maquiagem.

É possível guardá-lo na geladeira por até 24h.

O ideal é que você repita esse procedimento todas as noites para cuidar da pele oleosa com consistência e ter resultados significativos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá gelado de camomila
  • 5 gotas de óleo de rosa mosqueta
  • 1 folha de hortelã

Preparação:

Pegue um recipiente de sua preferência e misture todos os ingredientes.

Aplicação:

Pegue um pedaço de algodão para embeber no tônico de limpeza.

Agora, passe esse pedaço de algodão embebido pelo rosto de forma a eliminar toda a oleosidade em excesso, especialmente na região do nariz e testa.

4. Máscara de tomates com açúcar

O ácido salicílico presente nos tomates ajuda a combater a pele oleosa e acneica através da absorção do excesso de óleo presente na pele e da desobstrução dos poros.

Ingredientes:

  • 1 polpa de tomate
  • 1 colher (de chá) de açúcar

Preparação:

Misture a polpa de tomate com o açúcar num recipiente até criar uma espécie de pasta.

Aplicação:

Passe essa pasta suavemente pelo rosto realizando movimentos circulares por 5 minutos. Depois disso enxágue com água morna e seque sem friccionar.

5. Máscara de abacate hidratante

A máscara de abacate é uma alternativa bastante interesse, pois além de conseguir atuar na regulação da produção excessiva de óleo, ela também proporciona hidratação na medida certa, enquanto melhora a qualidade e a firmeza da pele.

Antes de aplicar a máscara de abacate hidratante, realize a higienização do rosto com sabonete adequado. É importante que a pele esteja limpa e seca para que a máscara consiga surtir o máximo de efeito.

Ingredientes:

  • 1/2 abacate.

Preparação:

Abra o abacate e remova as sementes, em seguida, pegue um garfo e amasse a polpa.

Aplicação:

Passe a polpa amassada do abacate pelo rosto e deixe descansando por até 30 minutos. Depois disso, basta lavar com água corrente.

6. Máscara de argila verde

Argila verde ajuda a acabar com a oleosidade da pele em excesso e também proporciona sensação calmante com efeito regenerativo.

Essa máscara facial precisa ser aplicada após a esfoliação.

É importante lembrar que essa argila verde não é a encontrada no meio ambiente e sim aquela comercializada em lojas especializadas em produtos naturais.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de argila verde
  • 1 xícara de água.

Preparação:

Simplesmente misture a argila verde na água até criar uma mistura homogênea.

Aplicação:

Coloque a máscara de argila verde sobre o rosto por aproximadamente 30 minutos, em seguida lave o rosto com água corrente e seque suavemente.

7. Máscara de polpa de pepino e argila verde

O pepino é frequentemente recomendado em receitas naturais por conta de suas propriedades purificantes e hidratantes, enquanto a argila verde atua diretamente na absorção do excesso de oleosidade.

É uma combinação poderosa!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa da polpa de pepino
  • 2 colheres de chá de argila verde
  • 1 xícara de água filtrada

Preparação:

Misture todos os ingredientes até obter um composto homogêneo. Está pronta a máscara.

Aplicação:

Coloque a máscara de polpa de pepino e argila verde sobre o rosto e deixe atuando por aproximadamente 20 minutos.

8. Gel de Aloe Vera

Aloe Vera já é bem conhecida por seus incríveis benefícios e propriedades medicinais, inclusive em relação a descamação presente na pele oleosa.

Essa receita caseira trata-se de um gel de Aloe Vera (babosa) para ser passada no rosto antes de dormir e que deve permanecer até a manhã seguinte para dar tempo suficiente de absorver os seus benefícios.

Aloe Vera pode causar reação alérgica em peles mais sensíveis, então se você nunca utilizou anteriormente, aplique uma pequena porção no seu antebraço e aguarde de 24h a 48h para verificar se aparece alguma reação.

Caso não apareça nenhuma reação, então você pode aplicar o gel de Aloe Vera no rosto.

9. Esfoliante de amêndoas com melado de cana

Esse esfoliante feito com amêndoa moída e melado de cana ajuda a regular a oleosidade presente na pele, enquanto proporciona limpeza profunda.

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de amêndoas cruas
  • 2 colheres de sopa de melado de cana

Preparação:

Primeiramente moa as amêndoas cruas e em seguida misture com o melado de cana.

Aplicação:

Passe suavemente o esfoliante no rosto em movimentos circulares. Depois disso, basta lavar com água morna e secar a pele sem friccionar.

10. Óleo de Jojoba

Esse óleo é muito popular e o princípio de funcionamento dessa receita caseira é bem interessante…

Acredita-se que esse óleo consiga imitar o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, fazendo com que elas diminuam rapidamente a sua produção natural afim de equilibrar a oleosidade na pele.

Ele basicamente “engana” as glândulas sebáceas!

Como reconhecer a pele oleosa?

A pele oleosa é caracterizada por um brilho excessivo, viscosidade e poros dilatados. Além disso, ela também fica com aparência gordurosa e pegajosa, mesmo depois de apenas algumas horas após a lavagem.

Os poros tendem a ser mais visíveis e abertos, tornando a pele mais propensa a acne e outros distúrbios de pele.

Quanto antes conseguir reconhecer essa situação, mais rapidamente será possível iniciar a aplicação de produtos, como tônicos adstringentes e receitas caseiras para a pele oleosa.

As principais causas da pele do rosto oleosa

A verdade é que existem várias causas que podem estar relacionadas com o surgimento do excesso de oleosidade na pele e é necessário entendê-las para encontrar soluções efetivas.

Uma das principais causas é o desequilíbrio hormonal. A produção excessiva de hormônios como a testosterona estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele oleosa.

Produtos muito gordurosos ou hidratantes demais podem obstruir os poros e causar a produção excessiva de óleo pela pele.

O estresse também pode contribuir para gerar excesso de oleosidade, assim como hábitos alimentares pouco saudáveis.

É importante prestar atenção a essas possíveis causas e adotar medidas para corrigí-las o mais rápido possível.

Cuidados com a pele oleosa

Adotar uma rotina consistente para cuidar da pele oleosa com certeza irá ajudar a controlar o brilho excessivo e minimizar a aparência de poros dilatados.

É importante escolher produtos formulados para pele oleosa, como sabonetes e tônicos adstringentes com ingredientes especiais como ácido salicílico e ácido glicólico, que ajudam a remover o excesso de oleosidade e células mortas da pele.

O uso de hidratantes leves e não comedogênicos também pode ajudar a manter a pele hidratada e equilibrada.

Além disso, é importante limpar o rosto duas vezes por dia e evitar tocá-lo com as mãos para não ocorrer transferência de óleo e sujeira.

Através de uma rotina adequada de cuidados, é possível controlar o excesso de oleosidade e ter uma pele mais saudável e bonita.