Tratamentos para rugas (RJ) | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Tratamentos para rugas (RJ): o que você precisa saber antes de começar o tratamento com toxina botulínica e ácido hialurônico

Tratamentos para rugas (RJ): o que você precisa saber antes de começar o tratamento com toxina botulínica e ácido hialurônico


Para quem já decidiu apostar em tratamentos para rugas (RJ) rápidos e eficazes como a toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico, o artigo de hoje vai esclarecer as principais dúvidas antes de começar esses procedimentos. “É bom relembrar que, mesmo sendo indicadas para o rejuvenescimento, essas técnicas têm suas diferenças. A toxina botulínica é mais utilizada para tratar as marcas de expressão, como pés de galinha e rugas na testa. Já o preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para devolver o volume em áreas como lábios, olheiras e maçãs do rosto”, explica a dermatologista Monica Linhares.

Saiba mais sobre esses tratamentos para rugas (RJ).

Toxina botulínica

Tratamentos para rugas (RJ): Toxina botulínica

Tratamentos para rugas (RJ): Toxina botulínica

Como o produto age?

“A toxina botulínica é um medicamento de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. A molécula da toxina botulínica tem a capacidade de bloquear a musculatura da região em que é aplicada”, orienta a dermatologista. Por esse motivo, esse tratamento para rugas (RJ) é utilizado nas rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face. A substância também pode ser utilizada no tratamento de assimetrias em paralisias faciais e de hiperidrose (suor intenso nas mãos e pés).

Qual idade certa para começar este tratamento para rugas (RJ)?

O uso pode ser feito em qualquer idade adulta e sempre mediante avaliação de um especialista que irá confirmar a necessidade da aplicação da toxina botulínica. “Antes de fazer esse tratamento para rugas (RJ), o dermatologista precisa conversar com o paciente sobre a expectativa do procedimento e o resultado obtido para cada faixa etária”, salienta Dra. Monica. Mulheres jovens com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva. “Nesses casos, a toxina botulínica é usada para prevenir o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos”, completa.

Converse com a especialista e agende uma consulta clicando aqui

A aplicação é dolorida?

É possível sentir as picadas da agulha, mas nada que seja insuportável. “Os pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da aplicação”, conta a especialista.

Pode haver efeitos colaterais?

São raros. “O mais comum de todos é a ptose palpebral, quando a pálpebra superior fica caída temporariamente. Essa reação costuma durar de quatro a seis semanas. Algumas pessoas também se queixam de dores de cabeça logo após a aplicação”, diz. Em termos de recuperação, a toxina botulínica é um tratamento para rugas (RJ) que não costuma causar reações, somente um leve inchaço nos primeiros dias após o procedimento e algumas manchas roxas nos pontos das picadas.

Quanto tempo dura o resultado?

Esse fator vai depender da quantidade da substância utilizada, do local de aplicação e da resposta individual de cada pessoa. “Mas, em geral, a média de duração é de quatro a seis meses”, comenta Dra. Monica.

Preenchimento com ácido hialurônico

Tratamentos para rugas (RJ): Preenchimento com ácido hialurônico

Tratamentos para rugas (RJ): Preenchimento com ácido hialurônico

Como o produto age?

O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nossa pele. Com o passar dos anos, a quantidade de ácido hialurônico– assim como a de fibras de colágeno – vai diminuindo, formando rugas e sulcos. “O preenchimento com ácido hialurônico é um tratamento para rugas (RJ) que preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele, devolvendo o volume perdido”, destaca a dermatologista.

Qual idade certa para começar este tratamento para rugas (RJ)?

Em qualquer idade adulta. “Normalmente, esse tratamento para rugas (RJ) é mais popular por volta dos 25 anos de idade. Quem tem olheiras devido à herança genética pode apostar no uso do ácido hialurônico mais cedo, logo após os 18 anos”, ressalta.

A aplicação é dolorida?

Assim como a toxina botulínica, a sensibilidade varia de acordo com cada paciente, mas normalmente não é muito doloroso. “Cremes anestésicos também poder ser utilizados para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha”, afirma a especialista.

Pode haver efeitos colaterais?

Como o ácido hialurônico é um componente natural da pele, raramente há algum tipo de efeito adverso após a aplicação dessa substância. “O aparecimento de manchinhas roxas e de inchaço é comum e dura cerca de uma semana”, diz Dra. Monica.

Quanto tempo dura o resultado?

Esse tratamento para rugas (RJ) não é permanente, sendo o ácido hialurônico reabsorvido gradualmente pelo organismo. A duração média é de 12 a 20 meses.

Converse com a especialista e agende uma consulta clicando aqui

 

Conclusão

Embora ambos sejam usados para melhorar a aparência do rosto, a toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico são tratamentos para rugas (RJ) que têm diferentes tipos de procedência e resultados. Como vimos, a toxina botulínica é uma substância obtida a partir de uma bactéria. Sua aplicação tem dor moderada e os resultados duram de quatro a seis meses. A toxina botulínica raramente provoca efeitos colaterais, mas é preciso uma avaliação de um dermatologista antes da aplicação. O ácido hialurônico é um componente natural da pele e, por isso, são raros casos de reações adversas. A aplicação também tem dor moderada, podendo ser usado creme anestésico antes da injeção. A duração dos resultados é de 12 a 20 meses.


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */