tratamentos avançados a laser melasma | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Conheça 4 tratamentos avançados a laser para melasma

tratamento-laser-manchas na pele

Conheça 4 tratamentos avançados a laser para melasma


tratamento-laser-manchas na pele
Conheça 4 tratamentos avançados a laser para melasma

 

Hoje vamos aprofundar, ainda mais, os tratamentos eficazes e mais modernos de combate ao melasma e as desordens de pigmentação da pele para que você possa ficar por dentro de todas as informações, novidades e possibilidades de controlar o problema, definitivamente. 

 

O melasma ou uma desordem da Pigmentação é uma hiperpigmentação da pele, decorrente da deposição aumentada de melanina, proteína que garante a coloração da derme e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA.

 

É caracterizado por manchas em tons marrom com limites bem demarcados, mas de formato irregular. Aparece com maior frequência no rosto, atingindo bochechas, testa e buço, mas também pode surgir em áreas como colo e braços.


Você pode se interessar em ler: Controle do melasma.


 

O quadro tem grande influência da exposição ao calor (mormaço) e do sol em excesso. Um bom exemplo são as pacientes que observam piora do melasma, mesmo utilizando filtro solar e chapéu durante o verão.

 

Vale lembrar que o problema também pode aparecer no período da gestação, ou devido ao uso prolongado de anticoncepcionais, doenças da tireoide, determinados cosméticos e até mesmo por conta de pré-disposição genética.

 

Vamos saber mais informações sobre todas as possibilidades para você ficar ainda mais linda?

 

tratamento-laser-manchas-na-pele-luz-intensa-pulsada

 

Luz Intensa Pulsada

É um procedimento muito bom para melhora da qualidade da pele. É uma tecnologia onde um flash intenso e rápido de luz é emitido e absorvido pela pele. Essa luz atua em vários comprimentos de onda e, por isso, pode ser absorvida por vários pigmentos diferentes.

 

A luz intensa pulsada age em 2 níveis da pele, profunda e superficial. No plano superficial realiza o tratamento e reduzem significativamente manchas, melanoses, sardas, hiperpigmentação, pequenos vasos do nariz e face.  No plano profundo, a aplicação estimula a produção de colágeno.

 

Ela atinge preferencialmente seus alvos (cromóforos) – ou seja – os pigmentos pretos da pele, tratando o melasma, sem lesionar o restante da superfície cutânea.

 

Quantidade ideal de sessões para o tratamento.

 

De acordo com a análise do dermatologista, pode ser feito de 6 a 12 sessões.  Após o tratamento, recomenda-se evitar exposição solar por sete a dez dias.

 

Algumas pequenas casquinhas e descamações leves podem ocorrer e desaparecer em três a cinco dias após o tratamento.

 

tratamento-laser-manchas-na-pele-LaserNd-YagQ Switch


Laser Nd-Yag Q Switch

 

É um dos tratamentos ideais para o melasma. Após o clareamento da pele que ele proporciona, ainda possibilita tratar os vasinhos da face. Esta tecnologia produz pulsos ultrarrápidos (nanosegundos) e de alta intensidade capazes de destruir o pigmento em excesso na pele, preservando a pele ao redor. 

 

Possui baixa liberação energética e age a partir de um efeito fotoacústico, com mínima liberação de energia térmica, sendo assim, mais seguro no tratamento do melasma.

 

Essa combinação de energia baixa e pulso muito rápido faz com que o pigmento melânico seja destruído e gradativamente eliminado do organismo.

 

Quantidade ideal de sessões para o tratamento.

 

São necessárias, de acordo com o perfil do paciente, de 06 a 10 sessões. O tratamento é rápido, em média 10 minutos de aplicação, e indolor.

 

Após o procedimento, o paciente pode retornar normalmente às suas atividades do dia a dia. Como ele não irrita a pele, evita-se assim os efeitos adversos, como alterações de textura e escurecimento posterior.

 

tratamento-laser-manchas-na-pele-erbium


Laser de Erbium

Lançado no mercado brasileiro por volta do final de 2009. É o queridinho entre as atrizes, pois seus resultados são melhores, a aplicação é bem mais fácil e a redução da dor é 3x menor.

 

Neste método, os resultados de tratamento do melasma são extremamente eficazes e a pele ainda fica muito mais brilhante. O laser cria túneis na pele, gerando uma rede de feridas quase invisível, que forma novo colágeno quando cicatrizam.

 

Com isso, além de clarear as manchas do melasma, reduz as rugas e cria mais colágeno, deixando a pele firme, tonificada e mais jovem.

 

Quantidade ideal de sessões para o tratamento.

 

São necessárias, de acordo com o perfil de cada paciente, 04 a 06 sessões.
O inconveniente é que pode causar reação pós-inflamatória.

 

tratamento-laser-manchas-na-pele-co2-fracionado


Laser de CO2

Consiste em aplicar feixes de luz através de micro pontos, fazendo com que se mantenham áreas intactas. Esses micro pontos intactos auxiliam na recuperação mais rápida dos pontos atingidos pelo laser.

 

O Laser de CO2  é uma energia que atravessa a pele com melasma e, além de promover o clareamento das manchas, estimula a produção de colágeno, responsável pela qualidade da pele, sua firmeza e viço.

É um laser que possui alta afinidade pela água da pele e, ao ser utilizado, promove sua vaporização e cicatrização.

 

Quantidade ideal de sessões para o tratamento.

 

São necessárias, normalmente, de 3 a 6 sessões para atingir os resultados esperados. O tratamento é bem rápido, leva de 10 a 40 minutos, em média, dependendo da área que será tratada.

 

Nos primeiros dias, a pele pode ficar um pouco rósea ou avermelhada em alguns pequenos pontos. Entre o segundo e terceiro dia, se formará uma fina crosta sobre a pele, que será eliminada em seguida.

 

E de três a sete dias depois do procedimento, ela estará absolutamente normal. Deve ser realizado com baixa potência e associado a medicação clareadora para evitar reação pós-inflamatória.

 

tratamentos-manchas-na-pele-resultado

Conclusão


Conforme vimos, todos os tratamentos existentes para combater o melasma e as desordens pigmentares, mesmo com toda recente tecnologia, oferecem resultados satisfatórios que deve ser acompanhado ou combinado a outros tratamentos para controlar o problema, devolvendo aos pacientes sua autoestima e qualidade de vida, por conta da remoção das manchas na pele.

 

É preciso apenas que a pessoa se certifique de encontrar um dermatologista comprometido com o paciente para oferecer e esclarecer sobre os resultados e avaliar profundamente a pele para fazer um diagnóstico correto e eficaz, de acordo com o perfil de cada um.

 

Seguindo corretamente o tratamento e as orientações médicas de mudanças na rotina, como cuidados com a exposição solar, alimentação adequada, uso correto de filtro solar, é possível dar adeus ao problema e recuperar a liberdade para viver a rotina sem medo das manchas.


Para agendar uma consulta com a especialista, clique aqui



Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares – Médica Dermatologista
Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio.

Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */