Suplementos Nutricionais : Mitos e Verdades ! | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Suplementos Nutricionais : Mitos e Verdades !

Suplementos Nutricionais : Mitos e Verdades !


imageSuplementos: mitos e verdades

Há muita controvérsia sobre o real efeito dos suplementos no combate ao envelhecimento . Os estudos apresentados até hoje não são conclusivos quanto à existência de um suplemento que seja realmente mágico para evitar o processo natural de degeneração provocado pela passagem do tempo. De qualquer forma, muitos cientistas consideram que esses produtos são importantes para substituir qualquer vitamina ou mineral cujos níveis no organismo estejam abaixo do considerado normal. Esse processo requer o constante acompanhamento laboratorial, para que o médico saiba a quantas andam os níveis de ferro, ferritina e zinco, por exemplo.

image
Com relação à pele, a suplementos específicos, como o Polypodium leucotomos, indicado para o tratamento de melasma e vitiligo. A substância, obtida de uma samambaia comum na América Central, tem um componente de proteção UV recomendado para pacientes com história de câncer de pele ou sensibilidade. Consumir esse suplemento é uma forma de garantir ao organismo alguma proteção contra os raios solares.
Alguns especialistas, como a americana Leslie Baumann, autora de ‘Pele saudável: a fórmula perfeita para o seu tipo de pele”, defendem com entusiasmo a prática da suplementação. Ela afirma que, por conta própria, um indivíduo não consegue obter toda a quantidade de antioxidantes que precisa para minimizar os efeitos da passagem do tempo. Por isso, Leslie recomenda produtos compostos justamente com o Polypodium leucotomos e a coenzima Q 10, além do badalado chá verde.
Quanto às chamadas “bebidas da beleza”, que prometem acelerar o metabolismo, eliminando toxinas mais rapidamente, a americana sugere aos pacientes que observem a quantidade de açúcar do produto. O açúcar, para quem não sabe, é um dos vilões do envelhecimento, já que contribuiu para a glicação das células, um processo que provoca diversos males ao organismo.
Outros suplementos também estão na ordem do dia. A niacinamida tem comprovantes efeitos antioxidantes: ela reverte os danos causados à pele pelos radicais livres e recompõe a energia das mitocôndrias, estruturas responsáveis pela respiração da célula. A vitamina é um bom aliado no combate ao envelhecimento. Já o Viviscal surge como a melhor opção para o crescimento do Cabelo  e das unhas.


Informações do Autor

Monica Linhares

Sem comentários

Publicar comentário