Rugas: conheça os diferentes tipos e saiba quais são os melhores tratamentos | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Rugas: conheça os diferentes tipos e saiba quais são os melhores tratamentos

Rugas: conheça os diferentes tipos e saiba quais são os melhores tratamentos


prevent-reduce-eye-wrinkles_d98211c23c1b455f

Sem dúvidas, o envelhecimento precoce é um dos maiores pesadelos das mulheres. Com o avanço da idade, a produção de colágeno e elastina – proteínas que dão sustentação à pele – entra em queda abrupta e, como resultado, aparecem as temidas rugas. “As rugas podem ser categorizadas como finas, que são mais superficiais e aparecem após os 30 anos, as profundas, que costumam surgir devido à perda intensa de colágeno e o afinamento da pele, e as rugas gravitacionais, que aparecem juntamente com a flacidez dos músculos”, explica a dermatologista Monica Linhares. Confira abaixo as diferentes opções de tratamentos e garanta um rosto renovado.

Cremes

Os cosméticos são bons aliados no tratamento das rugas, mas apenas complementam a ação dos procedimentos feitos em consultório. “A dica é investir em formulações com ingredientes que estimulam a produção de colágeno, como retinol e peptídeos, além do uso diário de filtro solar. Assim, você ameniza as marcas já existentes e evita o aparecimento de novas. Super antioxidante, a vitamina C também é um ótimo ingrediente contra o envelhecimento”, orienta a especialista. Converse com o seu dermatologista para que ele indique o melhor creme para a sua pele.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é mais utilizada para tratar as marcas de expressão do terço superior da face. Ou seja, se ao sorrir formam-se os temidos pés de galinha, ela é a solução mais indicada. O mesmo ocorre com a ruga que se forma entre as sobrancelhas ou as linhas horizontais na testa. O procedimento relaxa a musculatura de forma a prevenir o surgimento de rugas profundas.

Tratamentos em consultório

Laser de CO2 – Com raios de alcance profundo, o Laser é indicado para rugas médias e profundas. Também é muito utilizado para tratar do fotoenvelhecimento e clarear machas provocadas pelo sol. “Os feixes de luz emitidos pelo Laser de CO2 penetram na região causando a vaporização e a contração das camadas superiores e médias da pele. O resultado é uma melhora da textura da área tratada”, conta Dra. Monica. Por ser um tratamento mais agressivo, ele requer um tempo maior de recuperação. “A aplicação costuma ser acompanhada por um aparelho de ar refrigerado que proporciona mais conforto ao paciente. A recomendação é que a paciente não se exponha ao sol depois do tratamento”.

Saiba mais detalhes desse tratamento clicando aqui.

Luz Intensa Pulsada – A Luz Intensa Pulsada é um tratamento não ablativo (que age de forma superficial) que serve para tratar as rugas finas, além de promover a produção do colágeno e ajudar a fechar os poros. O procedimento pode ser realizado na face, colo, pescoço e mãos. “As sessões são realizadas de acordo com o tratamento proposto, mas recomendo preparo prévio da pele”, alerta a dermatologista.

Saiba mais detalhes desse tratamento clicando aqui.

Peelings – Tanto os peelings químicos quanto os mecânicos – feito com lixa ou cristais – são recomendados para as rugas finas e médias, já que removem a primeira camada da pele. Para quem busca resultados mais definitivos e o tratamento de rugas profundas, vale apostar no peeling de fenol.  “Ele é um método bastante agressivo e, por isso, necessita de anestesia e de acompanhamento médico. Esse tipo de peeling é recomendado somente para pessoas com a pele muito danificada, seja por cicatrizes de acne, rugas ou fotoenvelhecimento”, salienta. Um mês antes do procedimento, a pessoa deve iniciar a preparação com aplicação de cremes à base de ácido retinoico, hidroquinona e um corticoide leve. No dia, o paciente é sedado e é feita uma limpeza da pele. Depois, uma solução com fenol é aplicada sobre diversas regiões do rosto. A aplicação do peeling costuma demorar, em média, 20 minutos. Após este período, a pele fica branca em decorrência de um processo de coagulação sanguínea, em que as proteínas do sangue vão para a superfície da pele, conferindo essa aparência congelada. Logo depois do peeling, o paciente deve fazer uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios nas primeiras 12 a 24 horas. Deve-se manter a pele sempre cuidadosamente limpa, hidratada e protegida, além de evitar a exposição solar. Esse tratamento é contraindicado para quem tem doenças cardíacas, renais e hepáticas, além de propensão a cicatrizes queloides.

Clique aqui e conheça mais informações dos nossos tratamentos faciais.

Novidade

O Sutura Silhouette é um tratamento tecnológico que garante um rosto redefinido, a recuperação do volume e a redução das rugas. Tudo isso em apenas 30 minutos! Com cones de fios absorvíveis, o tratamento garante um efeito lifting natural imediato e a restauração do colágeno perdido. Depois de uma pequena anestesia local, as suturas são introduzidas com auxílio de uma micro agulha. Com uma ação de elevação imediata e discreta, os resultados pode ser vistos imediatamente. O procedimento pode ser feito na linha mandibular, pescoço, sobrancelhas, bochechas e região malar. Tem a duração de um ano e meio, dissolvendo-se ao fim desse período. O Silhouette não tem efeitos colaterais ou reações alérgicas.

Saiba mais detalhes desse tratamento clicando aqui.

Conclusão

Como vimos acima, as rugas podem ser categorizadas como finas, profundas e gravitacionais. As opções de tratamentos vão variar de acordo com o tipo de rugas. Cremes cosméticos, toxina botulínica, Luz Pulsada e peelings superficiais são os mais indicados para as rugas finas. Para as rugas médias, opte pelo Laser de CO2. O peeling de fenol, mais agressivo e com ótimos resultados, é recomendado para as rugas profundas. Novidade de tratamento, o Sutura Silhouette garante um efeito lifting natural imediato, ideal para as rugas gravitacionais. Converse com o seu dermatologista e descubra qual tratamento é o mais indicado para você!


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/
/* */