pontos essenciais sobre botox | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

6 pontos essenciais sobre botox para linhas de expressão

botox preço

6 pontos essenciais sobre botox para linhas de expressão


botox preço


Uma pele mais lisa e firme é o sonho de muitas pessoas e, graças à toxina botulínica (popularmente conhecida como botox), ficou mais fácil rejuvenescer alguns anos em poucos minutos. O mito da expressão artificial após a aplicação do botox já ficou para trás há muito tempo. Atualmente, a qualidade do produto e o aperfeiçoamento da técnica de aplicação evoluíram muito.

 

O resultado depende da quantidade de pontos injetados, que varia entre 24 (para as peles mais cansadas) e seis (para as peles mais jovens). O segredo é evitar o excesso, aplicando a quantidade adequada do produto e distribuindo em vários pontos do rosto e nos músculos corretos. Por isso, a indicação é de sempre fazer o procedimento com profissionais qualificados e com histórico de intervenções bem sucedidas.

 

Para esclarecer mais sobre os usos da toxina botulínica, confira abaixo 6 dúvidas comuns sobre o procedimento.

 

1. Como funciona o tratamento?

 

A toxina botulínica nada mais é do que um potente paralisante muscular. Partindo do cérebro, o estimulo elétrico para a contração de um músculo atravessa a medula espinhal, corre pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.

 

O botox bloqueia a liberação desta substância pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. Assim, a toxina botulínica paralisa a musculatura, bloqueando informação do estimulo elétrico de chegar até o músculo.

 

Dessa forma, a ação do botox tem relação com a contração muscular. Ou seja, ele é usado para paralisar músculos. Ele pode paralisar qualquer músculo esquelético, mas a dose teria que ser maior e, como toxina, é preciso cuidar para não alcançar a dose tóxica (muito maior do que a usada na estética).

 

Esse bloqueio é transitório e, geralmente, dura em torno de 6 meses, retornando a ação muscular aos poucos e, com ela, as rugas. Porém, como todo músculo que não é usado, há um processo de atrofia. Ou seja, o uso sequencial da toxina botulínica pode atrofiar os músculos responsáveis pelas rugas de expressão, enfraquecendo-os e protegendo a pele de sua ação.

 

2. Quais as áreas são mais indicadas?

 

botox-areas-do-rosto

 

O botox é indicado para a atenuação das rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão, que aparecem quando contraímos alguns músculos (testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha).

 

As rugas existentes ao redor dos olhos – os chamados de pés-de-galinha – são ocasionadas pelo movimento repetitivo do músculo orbicular, que é o responsável pelo fechamento dos olhos.  O botox consegue proporcionar um relaxamento da musculatura neste local, evitando sua excessiva contração, deixando a pele mais lisinha.

 

Já a região entre as sobrancelhas (glabela), forma rugas quando ficamos concentrados, bravos ou aborrecidos, quando fazemos o ato involuntário de aproximar as sobrancelhas. A consequência, além da expressão pouco amistosa, são os vincos que se formam entre os supercílios.

 

Trata-se de uma das boas indicações da aplicação da toxina botulínica, com bons resultados. Outro movimento que causa rugas na região é o arqueamento da sobrancelha, que tendem a descer pela ação da gravidade associada à flacidez de pele.

 

Na testa, os vincos horizontais podem surgir em pessoas de qualquer idade. A correta distribuição da aplicação permite a atenuação ou mesmo o apagamento dessas rugas, sem prejuízo da dinâmica da face.

 

3. É doloroso?

 

A aplicação é praticamente indolor e, normalmente, feita com agulhas bem finas (tipo de insulina). Para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local. A aplicação da toxina botulínica é rápida, com duração de 15/20 minutos, e a pessoa pode retomar suas atividades na mesma hora.

 

Logo após o procedimento, o paciente recebe a proteção de esparadrapos para manter o botox nos pontos onde foi aplicado, podendo ser retirado após duas horas. As primeiras mudanças são percebidas após 48 horas, entretanto, os efeitos são notados de forma mais completa uma semana depois da aplicação.

 

4. Quantas sessões são recomendadas?

 

Quantas o paciente desejar. O botox não é permanente e, por isso, pode ser feito quantas vezes necessário. Os resultados duram, em média, 6 meses, podendo ser mais ou menos tempo, dependendo do organismo de cada paciente. Ao término desse período é necessário retornar ao dermatologista para fazer uma reaplicação, pois a substância já perdeu o efeito.

 

5. Há contraindicação?

 

Embora a toxina botulínica não apresente riscos à saúde, o dermatologista deve avaliar cada paciente antes da aplicação de botox no rosto. As principais contraindicações são: alergia a qualquer componente da formulação da toxina; doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias; gravidez ou amamentação em andamento.

 

6. Investimento médio de mercado para fazer o tratamento

 

O preço costuma variar de acordo com a clínica e com a área tratada. O investimento médio de cada aplicação vai de R$ 1,2 mil a R$ 2 mil.

 

Nosso convite

 

Participe do CLUB VIP PELE BONITA, porque agora nós temos esse tratamento e muitos outros que podem ser encontrados em promoções semanais, que garantem resultados ainda mais rápidos.

 

Realizado por Dermatologista Especialista em Rejuvenescimento Facial e Corporal, desde 1999 atuando com equipamentos de última geração. Clique no banner abaixo e participe.

 

entre club vip pele bonita

Conclusão

 

Para o tratamento de rugas e linhas de expressão, um dos tratamentos mais populares é a aplicação de toxina botulínica (botox). Essa substância age paralisando os músculos da face, eliminado as rugas e retardando o aparecimento de novas. Ele é indicado para a atenuação das rugas dinâmicas, que aparecem quando contraímos alguns músculos (testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha).

Não é um procedimento doloroso, mas, para pacientes sensíveis, géis anestésicos são uma opção. Os efeitos do botox duram, em média, 6 meses. O tratamento é contraindicado apenas em casos de alergia a qualquer componente da formulação da toxina; doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias; gravidez ou amamentação em andamento.

 

O que fazer Antes, Durante e Após o tratamento.


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */