O QUE REALMENTE FUNCIONA PARA A QUEIMAR GORDURA? | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

O QUE REALMENTE FUNCIONA PARA A QUEIMAR GORDURA?

QUEIMAR GORDURA banner

O QUE REALMENTE FUNCIONA PARA A QUEIMAR GORDURA?


QUEIMAR GORDURA banner

O QUE REALMENTE FUNCIONA PARA A QUEIMAR GORDURA?

São muitas as razões pelas quais queremos perder gordura corporal. Estamos chegando perto do verão, vale lembrar que esse é período que as academias enchem de pessoas ávidas pelo corpo perfeito. Assim, a finalidade estética é um forte motivador para a perda de gordura corporal.

 

O excesso de gordura no corpo contribui para o acúmulo da gordura nos nossos órgãos e vasos sanguíneos, isso é prejudicial ao nosso organismo, pois, aumenta a chance de infarto, AVC e muitas outras doenças.

 

Como então perder essa gordura?

 

Para responder a essa pergunta da forma correta, primeiro é importante questionar qual é o objetivo de cada pessoa. Perder peso? Ganhar massa muscular? Melhorar os níveis de gordura do sangue?

 

Os pilares do tratamento quando se fala em perda de gordura são uma dieta balanceada, prática de atividade física tolerada pelo paciente orientado por médico e quando recomendado, usar medicamentos visando diminuir a gordura do sangue.

perda de peso

Perder peso não é nada além de uma equação matemática.

 

Se a soma de calorias ingeridas ao final do dia for menor do que o seu gasto calórico total, sem dúvida haverá perda de peso, Porém quando o objetivo é perda de gordura com manutenção de massa muscular, apenas a restrição no número de calorias não será suficiente para se atingir o objetivo final. Afinal, quando há perda de peso acelerada em curto período de tempo, há também perda muscular. Assim, é lógico fazer exercícios aeróbicos com a prática da musculação.

 

Leia também: 7 dicas para diminuir gordura abdominal

 

Em relação à alimentação, quanto mais restritiva esta for, mais perda de peso a pessoa alcançará e em menor tempo. Porém, quando perdemos peso rápido, perdemos também líquidos e massa muscular, conforme já dito. Para a manutenção da massa muscular, é necessário ingerir proteínas na quantidade correta e em porções espaçadas ao longo do dia (5-6 porções).

 

Não adianta ingerir toda a proteína do dia de uma só vez, pois a porção utilizada para a construção real de massa muscular é limitada a 35-45g de proteína por vez. Quando através da alimentação não se consegue atingir a cota proteica necessária para a construção muscular, podem-se lançar mão de suplementos de qualidade disponíveis no mercado.

massa de musculo

Perdendo gordura o que acontece com a massa muscular?

 

É interessante a preservação ou o desenvolvimento de massa muscular quando se fala em peso de gordura, pois o músculo é um tecido metabolicamente ativo que ajuda em muito na perda de gordura. Ainda com este objetivo, devem-se evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, já que, estes são os vilões da perda de gordura e peso.

É claro, que essas são medidas gerais, porém a dieta deve ser individualizada para cada paciente de acordo com o seu objetivo, idade, doenças associadas e tolerância. Assim, fazer um acompanhamento conjunto com nutricionista e endocrinologista é de grande ajuda.

 

Eu não gosto de fazer exercícios, o que eu faço?

 

Quanto ao exercício, o ideal é deixar a preguiça de lado! Exercícios aeróbicos e bem indicados com a supervisão adequada de um profissional o ajudarão a perder gordura e preservar massa muscular. Quando o objetivo é perder a gordura localizada, sempre oriento os pacientes a perderem gordura como um todo. Somente através do exercício, torna-se difícil perder apenas gordura localizada.

 

Você pode se interessar também: melhores tratamentos para homens

 

O excesso de gordura abdominal incomoda muitas mulheres e as mesmas por vezes acreditam que fazendo muitas séries de abdominal vão perder aquela gordura localizada e definir o abdômen, porém para melhor definição abdominal, o ideal é uma boa prática de atividade física aeróbica associada a exercícios de hipertrofia muscular.

 

Quando o corpo atinge uma frequência cardíaca ideal, obtemos a queima de gordura durante o período do exercício e mantemos a nossa taxa metabólica basal elevada até mesmo por algumas horas depois de terminado o exercício.

 fazer-caminhada-emagrece banner

Se eu fizer somente caminhada eu vou emagrecer?

 

É interessante sempre mudar o estímulo e a intensidade da atividade física, conforme a sua possibilidade e após avaliação médica. Com o tempo, o corpo tende a se acostumar se o treino se basear, sempre na mesma velocidade da esteira. Poderia ser mais eficaz intercalar exercícios de alta intensidade com períodos de recuperação.

 

Qual velocidade colocar na esteira no período de alta intensidade e por quanto tempo realizar a recuperação com uma velocidade menor são questões que o profissional de educação física irá avaliar de acordo com cada caso.

 

Converse com a especialista e agende uma avaliação  clicando aqui.

 


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */