Você sabe a diferença entre Botox e Preenchimento | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Você sabe a diferença entre Botox e Preenchimento?

divergencias entre botox e preenchimento

Você sabe a diferença entre Botox e Preenchimento?


divergencias entre botox e preenchimento
Entre as queixas dermatológicas mais comuns em consultório, uma delas, sem dúvida, está no topo dos pedidos de tratamento das pacientes: as famosas rugas e linhas de expressão.

 

Em meio a tantas tecnologias e novidades, dois tratamentos aplicados com uma simples seringa continuam entre os queridinhos dos pacientes. São eles a Toxina Botulínica (Botox) e o Preenchimento facial (com ácido hialurônico).

Que tal conhecer mais sobre os dois procedimentos e, junto ao seu dermatologista, escolher a melhor opção para rejuvenescer sua pele, ganhar viço e ficar ainda mais linda? Leia abaixo.

 

BOTOX

O Botox é um medicamento que relaxa a musculatura da região a qual é aplicado, proporcionando uma diminuição das marcas de expressão. O tratamento com a substância é utilizado para atingir os músculos que formam as rugas de expressão, causadas pela perda de volume e elasticidade da pele.

 

Indicações

 

A Toxina Botulínica (tipo A) é usada nos tratamentos estéticos, para atenuar rugas e pode ser usada, também, como opção de tratamento em diversas doenças como a dor da articulação temporo-mandibular, estrabismo, hiper-hidrose (excesso de suor), torcicolo espasmódico, paralisia cerebral, entre outras.

O uso da toxina revolucionou o tratamento para o rejuvenescimento facial. Ela se tornou um dos recursos mais procurados da atualidade, por conta dos resultados rápidos, eficientes e seguros. A expressão do rosto fica mais suave, diminuindo linhas e vincos. Também pode ser usada na correção do sorriso gengival, com excelentes resultados.

Outra boa indicação do uso de Botox é nas sobrancelhas, que tendem a cair com o passar dos anos, geralmente por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar.

 

Para levantar o olhar, tanto a Toxina Botulínica, quanto o preenchimento facial podem ser usados. Porém, o mais comum é o emprego do Botox, porque os movimentos são feitos pelo músculo e ele pode mudar a posição da sobrancelha, relaxando-os.

 

Cremes versus botox

 

Vale destacar um mito que é muito comentado entre as pessoas: o de que os cremes anti idade oferecem resultados similares ao tratamento com Botox, apesar de muitos cremes prometerem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de Toxina Botulínica tipo A, isso não é verdade.

 

Primeiramente, é importante reforçar que não existe nenhum creme com toxina botulínica tipo A em sua formulação. Além disso, os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas.

 

Já a Toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão.

tratamento-botox

Como funciona o procedimento?

O procedimento é feito no próprio consultório do médico dermatologista, com o paciente sentado ou semi-deitado. Todo o material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas, agulhas e gazes).

 

O tratamento é praticamente indolor. Pode-se aplicar um creme anestésico local no paciente ou fazer uma pequena refrigeração da pele, de forma a aumentar o conforto da pessoa. Geralmente, a aplicação dura cerca de 30 minutos.

 

Após o procedimento, é possível voltar imediatamente às atividades normais e ao trabalho, evitando apenas esforços físicos (ginástica, musculação, natação, etc) por algumas horas. Os resultados da aplicação do Botox começam a aparecer em cerca de três dias.

 

O efeito dura de três a seis meses, dependendo da resposta do organismo de cada pessoa. Em 15 dias, o dermatologista pede um retorno para reavaliação e verificação da necessidade de aplicar a substância em mais alguns pontos. Ele pode ser combinado com outros procedimentos estéticos como Preenchimento, Peelings Químicos, Laser e outros. O procedimento pode ser realizado em adolescentes que sofrem com problemas de excesso de suor.

Riscos na aplicação do Botox

 

A aplicação de Toxina Botulínica é extremamente segura para o paciente. É claro que deve ser usada por profissionais experientes, que respeitem todas as recomendações ditadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Como qualquer procedimento, pode causar pequenos desconfortos, certos inchaços e hematomas, perfeitamente disfarçáveis com uso de maquiagem. Vale lembrar que não deve ser usado durante a gravidez e amamentação.

tratamento-preenchimento

PREENCHIMENTOS

 

Os preenchimentos são usados para serem injetados na pele para remodelação óssea, rugas, restaurar o volume perdido, suavizar rugas profundas, preencher lábios e olheiras. Sulcos nasogenianos (bigode chinês), correções de cicatrizes e rugas periorais (“código de barras” ao redor da boca) também recebem boas indicações para a realização do procedimento.

 

Indicações de tratamento

 

Os Preenchimentos podem ser usados, ainda, para os glúteos (preenchimento de bumbum), tanto para aumento de volume, quanto para correção das depressões, e até aumento de volume muscular, podendo ser aplicado na panturrilha, peitoral, entre outros.

 

Existem muitos tipos diferentes de preenchimentos e cada um tende a funcionar bem em algumas áreas e não em outras. Um preenchedor ideal é formulado com objetivo de promover resultados naturais, efetivos, duradouros e sem risco de alergias.


Você pode se interessar mais sobre preenchimento facial, nesse vídeo falamos mais detalhes.



Como funciona o procedimento

 

Não há necessidade de preparo prévio ao procedimento. A aplicação leva cerca de 30 minutos. O material utilizado a base de ácido hialurônico é o mais adequado para promover a redefinição das formas, restaurando o contorno e edificando a beleza.

 

A quantidade e a forma de aplicação variam de paciente para paciente. Após a aplicação, pode-se fazer, ainda no consultório, compressas geladas para minimizar um eventual inchaço. A duração do efeito é, em média, de seis a 9 nove meses, mas pode variar para mais ou menos, de acordo com os fatores relacionados ao paciente.

 

A técnica é ambulatorial, podendo ser realizada no consultório médico, utilizando anestesia tópica ou injetável. O procedimento é rápido e o paciente pode voltar às suas atividades normais imediatamente.

CONCLUSÃO

 

Neste artigo, podemos perceber que, tanto o Botox como o Preenchimento são técnicas de rejuvenescimento e volume muito empregadas e bem aceitas atualmente, tanto por dermatologistas como para os próprios pacientes.

 

São opções seguras, que promovem excelentes resultados e, ao mesmo tempo, pouco invasivas e não requerem grandes cuidados no pós-procedimento.

 

procedimento-Botox-Preenchimento

 

Além disso, as sessões de aplicação são rápidas (cerca de 30 min), o que permite que a rotina de compromissos do paciente não seja alterada. Isso traz conforto e praticidade para o dia a dia das pessoas. Os dois procedimentos têm boa durabilidade (seis meses até um ano) e a vantagem de poderem ser utilizados em diversas áreas do corpo como sulcos faciais, sobrancelhas, lábios, em regiões para diminuir a sudorese, entre outras. Vale lembrar que é importante consultar seu dermatologista para que ele possa avaliar o seu caso e escolher a melhor estratégia entre os procedimentos para rejuvenescer sua pele, dar viço e deixá-la ainda mais linda.

 


Você pode se interessar mais sobre preenchimento facial, nesse vídeo falamos mais detalhes.


 


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares – Médica Dermatologista
Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio.

Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */