Conheça 9 fatores que pioram a Celulite | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Conheça 9 fatores que pioram a Celulite

desenvolver a celulite

Conheça 9 fatores que pioram a Celulite


desenvolver a celulite

 

Conheça 9 fatores que pioram a Celulite

 

A celulite está na lista dos problemas mais comuns que tiram o sono das mulheres quando o assunto é a beleza do corpo. Geralmente, sua manifestação é causada por mais de uma razão.

 

Alterações hormonais, flacidez, gordura localizada, retenção líquida e má circulação são apenas alguns dos fatores que desencadeiam os famosos furinhos.

 

Abaixo, confira 9 fatores que pioram a celulite:

 

1. Carnes processadas e queijo


Você sabia que as carnes processadas possuem até 790 mg de sódio, o que equivale a um terço da ingestão diária recomendada?

Da mesma forma, algumas variedades de  queijo processado possuem 400 mg de sal em uma dose de um quarto de xícara. 

Alimentos com alto teor de sódio/sal como carnes congeladas, bacon e queijos causam retenção de água, explica Adriana Pedrassi, nutricionista da Clínica Espaço Saúde Rio.

Esse inchaço e peso de água extra pode favorecer o aparecimento da celulite e/ou torná-la ainda mais visível. Por isso, procure versões desses alimentos que tenham baixo teor de sódio, coma muitas frutas, verduras e beba água continuamente ao longo do dia (cerca de 2 litros).


Veja a explicação da especialista sobre o que é celulite: Clique aqui



2. Queda na produção de colágeno

 

Sua celulite fica cada vez mais visível com o passar dos anos? Isso acontece por conta da queda na produção de colágeno – proteína que suporta a aparência de uma pele lisa e sem depressões.

 

Infelizmente, uma vez que esta é uma parte natural do envelhecimento, não há como reverter os efeitos. No entanto, reduzir o açúcar (um nutriente que costuma acelerar a queda do colágeno) pode ajudar. Evite bebidas adoçadas como sucos processados, energéticos e refrigerantes.


3. Sal em excesso

 

Você sente estufamento abdominal após ingerir refeições mais salgadas? Isso acontece porque seu corpo retém  água após uma refeição cheia de sódio.

 

Além de promover inchaço, também pode diminuir o fluxo sanguíneo e tornar a celulite ainda mais visível. Por isso, opte por alimentos com baixo teor de sódio e use o mínimo de sal ao preparar alimentos em casa.

 

4. Farinha branca

Evite  alimentos elaborados com farinha branca, como o famoso pãozinho francês.

 

Por serem fonte de carboidratos, os mesmos ao serem ingeridos transformam-se em açúcar e depois em glicose no organismo, nutrientes que danificam o  colágeno, fazendo com que a celulite pareça muito pior do que realmente é.

5. Fatores Hormonais

 

Infelizmente, há muitos fatores hormonais  que influenciam no aparecimento da celulite.

 

De acordo com a Dra. Mariana, endocrinologista da clínica Espaço Saúde Rio, os hormônios precisam estar sob controle, assim como o metabolismo do corpo.


Você também pode se interessar: 10 dicas para controlar a celulite



6. Fumo e Poluição

 

Hábitos como o fumo e até mesmo residir em grandes cidades, que possuem altas taxas de poluição ambiental, são fatores que podem favorecer o aparecimento da celulite, por permitirem a toxicidade do organismo.

 

7. Bebidas alcoólicas

 

Evite bebidas alcoólicas. Elas são extremamente calóricas, o que favorece o ganho de peso e gordura localizada, dois fatores que contribuem para o aparecimento da celulite.


8. Má circulação

 

Ficar muito tempo sentada não é bom para a circulação sanguínea e nem favorece a queima de gordura corporal.

 

O ideal é levantar-se  a cada uma hora, caminhar e até mesmo realizar alguns agachamentos. A saúde vascular é muito importante para prevenção da celulite.


9. Falta de proteção solar

 

Os raios solares UV agridem o colágeno, o que torna a celulite ainda mais visível.

 

Por isso, é importante passar protetor solar em todo o corpo ao se expor ao sol, inclusive nas regiões em que a celulite é mais evidente.

 

Bônus:

 

Com essas 9 dicas você viu que Hormônios, Alimentação e cuidados com a pele são as 3 áreas críticas para o tratamento da celulite.

 

Foi pensando nesse tema que nós desenvolvemos um novo e exclusivo e-book com uma leitura dinâmica que mostra COMO REDUZIR CELULITE.


Conheça e baixe o e-book exclusivo, clicando aqui.


como-diminuir-celulite 

Conclusão

 

No post acima, podemos perceber que existem diversos fatores que desencadeiam o aparecimento/agravamento da celulite. Por conta disso, o ideal é procurar o seu médico, seja ele dermatologista, endocrinologista ou clínico geral, para que possa pesquisar a causa da celulite e, assim, combater de forma mais efetiva o problema.

 

Cuide de sua saúde e fique de bem com o seu corpo!

 

 


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */