Como evitar o envelhecimento precoce | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Como evitar o envelhecimento precoce

envelhecimento prematuro

Como evitar o envelhecimento precoce


envelhecimento prematuro

Com certeza, você já deve ter escutado o ditado “prevenir é o melhor remédio”… E, em termos de beleza, a premissa também é verdadeira! O que muitos não sabem é que essa prevenção deve começar o mais cedo possível.“Recomendo que os cuidados com a pele, principalmente em termos de efeito antiaging, comecem por volta dos 20 anos. Dessa forma, você vai chegar a uma idade mais avançada com uma pele rejuvenescida”, esclarece a dermatologista Dra. Monica Linhares.

A especialista ressalta que, junto com uma dieta equilibrada – e anti-inflamatória  – e exercícios físicos, o uso tópico de produtos indicados para a sua pele são a forma ideal para uma aparência jovial.

Confira 9 razões para investir nos cuidados da pele desde cedo.

1)      Fique atenta à proteção solar

“É preciso muito menos dinheiro, tempo e energia para evitar o surgimento das rugas do que para corrigi-las”, diz a Dra. Mônica. Além disso, o processo de correção das rugas – que cicatrizam na pele – pode levar muito tempo para mostrar resultados.

“Os melhores aliados são o filtro solar diário (com FPS de, no mínimo, 30) e também os antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres presentes em agressores ambientais como o sol e a poluição”, recomenda Dra. Monica. Para melhores cuidados, invista em um filtro solar com FPS 50.

2)      Mantenha uma boa alimentação

As rugas são um acúmulo de cicatrizes microscópicas formadas durante a exposição solar. No início, é praticamente impossível vê-las, mas, com o passar do tempo, tornam-se mais nítidas. “A reserva antioxidante natural da nossa pele pode lutar contra danos causados pelo sol até certo grau.

Para aumentar a ação antioxidante, recomendo o consumo de alimentos como frutas vermelhas, berinjela e alimentos ricos em vitamina A e C”, indica Dra. Monica.

3)      Evite o estresse

Quando você está cansado e/ou estressado, esse estado também vai se manifestar na pele. “Com isso, o rosto perde o viço e a firmeza”, diz. Para combater esse aspecto, a dica é investir em bons hidratantes, que vão reduzir a irritação, e alimentos anti-inflamatórios, como vegetais de folhas verdes, azeite e frutas como morangos e mirtilos.

“Também vale optar por hidratantes com efeito luminoso, que pode dar a ilusão de uma pele bem descansada. Outra sugestão são os cremes instantâneos para disfarce de olheiras, que, graças a partículas presentes na formulação, refletem a luz.

Em longo prazo, o tratamento deve contar com produtos antioxidantes, que melhoram círculos escuros, inchaço e linhas finas”, comenta Dra. Mônica.

4)      Antiagings são aliados no combate à acne

Os mesmos ingredientes que mantêm a pele suave e uniforme também podem prevenir o aparecimento de rugas. “Os esfoliantes tratam manchas e opacidade da pele, bem como reduzem o acúmulo de poros.

Já para cremes, vale apostar em ingredientes anti-inflamatórios como a vitamina C, que ajuda a tratar a acne. E não se esqueça de se certificar se os produtos são não comedogênicos”, afirma Dra. Mônica.

5)      Troque loções corporais por hidratantes

Quando o assunto é hidratação da pele seca ou extra-seca, o ideal é o uso de cremes hidratantes. Normalmente, as loções corporais possuem ingredientes mais leves e pouco emolientes.

Os hidratantes contêm emolientes mais pesados, que trabalham para selar a umidade por longos períodos de tempo. “Aplique esse tipo de creme, pelo menos, duas vezes ao dia”, indica Dra. Mônica.

6)      Evite banhos quentes

As altas temperaturas da água podem retirar os óleos naturais presentes na pele. Além disso, o uso de sabonetes indevidos (que ressecam) pode prejudicar ainda mais a textura da pele.

Logo, é fundamental optar por banhos em água morna, uma limpeza suave e muita hidratação.

7)      Invista nos óleos corporais

Para selar a pele, invista nos óleos corporais. Certifique-se de aplicar o óleo após o banho ou no chuveiro, enquanto o corpo está úmido. “Dessa forma, ele vai ser absorvido de forma rápida e profunda.

Acompanhe com um creme corporal para uma dose extra de hidratação”, conta Dra. Mônica.

8)      Não mexa muito na pele

 

Evite espremer, mexer ou arranhar a pele. Se a pele for seca, pode gerar irritações e vermelhidão. Para o tratamento, use e abuse de hidratantes faciais, como geleia de vaselina.

9)      Beba água

Mantenha sua pele hidratada com a ingestão frequente de água. Além disso, mantenha sempre perto um umidificador para evitar que o calor seco prejudique a umidade natural da sua pele.

Gostou dessas dicas? Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo, ou também acessando nossas redes sociais ou ainda entre contato conosco: clicando aqui.


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário