Combata as Estrias | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Combata as Estrias

Combata as Estrias


Estrias são linhas estreitas ou largas que ocorrem na superfície da pele. Geralmente surgem com crescimento ou gravidez e são longas e finas.

As marcas de estiramento são frequentemente vermelhas ou roxas na fase inicial, depois de certo tempo elas vão gradualmente ficando mais claras até que fiquem com uma cor branco-prateada.

Este tópico aborda:

*Onde as marcas de estrias ocorrem? 

*Quando as estrias aparecem? 

*Como as estrias se desenvolvem? 

*Qual a causa das estrias?

*Quais os tratamentos para estrias? 

*Como prevenir as estrias? 

o que é estria| Dermatologia| Espaco Saude Rio

 

Onde as marcas de estrias ocorrem?

Estrias podem ocorrer em qualquer lugar onde a pele foi esticada, mas elas geralmente afetam áreas onde a gordura é armazenada, tais como:

  • Barriga (abdômen)
  • Seios
  • braços superiores
  • nádegas
  • Coxas
  • Ombros (em culturistas)

Particularmente em meninos adolescentes, marcas de estrias podem aparecer na parte traseira ou na região dos flancos (como os degraus em uma escada).

Estrias causadas pela síndrome de Cushing (onde o sangue contém altos níveis de um hormônio chamado cortisol, veja abaixo) tendem a ser mais amplas e maiores, e podem também aparecer no rosto.

Quando as estrias ocorrem?

Estrias ocorrem frequentemente:

*durante a gravidez

*Após um rápido ganho de peso

*Durante a puberdade

*Se tiver antecedentes familiares com estrias

*Se você tem uma condição de saúde subjacente ou uma síndrome (Síndrome de Cushing ou Síndrome de Marfan).

*Após uso prolongado ou inapropriado de medicação corticosteroide

Esses fatores serão discutidos com mais detalhe logo abaixo:

Gravidez

As marcas de estrias muitas vezes ocorrem durante os últimos estágios da gravidez, afetando cerca de oito em cada 10 mulheres grávidas. Se você vai ter ou não as estrias, vai depender do seu tipo de pele e como é a elasticidade dela.

Durante a gravidez, são produzidos hormônios que possuem a função de suavizar os ligamentos da pélvis. Ligamentos são fortes bandas de tecido que conectam articulações, sendo necessário, portanto suavizá-los para que se tornem mais flexíveis no momento do parto. No entanto, esses hormônios também suavizam as fibras da pele, o que torna mais propenso o surgimento de estrias.

Como a pele se estende no período da gravidez, é possível desenvolver estrias em lugares como a barriga, coxas e seios. 

As marcas de estrias geralmente desaparecem e se tornam menos visíveis após o parto, mas nem sempre desaparecem completamente.

Ganho de peso rápido

Você pode obter estrias se você colocar em um monte de peso ao longo de um curto período de tempo. Eles às vezes permanecem mesmo depois de perder peso, mas deve eventualmente desaparecer.

Dieta irregular pode causar estrias como o seu peso vai para cima e para baixo. Se você precisa perder peso, perdê-lo lentamente e de forma constante para que sua pele não é colocada sob tensão. Leia mais sobre como perder peso com segurança.

Body builders e atletas também podem obter estrias como seus músculos aumentam de tamanho.

Puberdade

Durante a puberdade, o corpo geralmente se desenvolve muito rapidamente em surtos de crescimento.

Os meninos podem ter estrias em seus ombros e costas, e as meninas podem levá-los em seus quadris, coxas e seios.

História de família

Se você tem um parente próximo com estrias, como a sua mãe, é mais provável que você desenvolva você mesmo.

Embora as estrias possam afetar ambos os sexos masculino e feminino, eles são mais comumente encontrados nas mulheres.

Condições de saúde subjacentes

Às vezes, as estrias podem estar relacionadas a condições raras ou síndromes, como a síndrome de Cushing e a síndrome de Marfan.

A síndrome de Cushing ocorre quando o corpo produz exageradamente hormônio cortisol, que é pensado para causar estrias.

A síndrome de Marfan é causada por um gene defeituoso que enfraquece a pele do corpo e tecidos conectivos, reduzindo assim sua elasticidade (capacidade de esticar). Isso significa que a pele passa a não ser tão resistente a estrias como deveria ser.

Nesse tipo de síndrome, as estrias podem ocorrer nos ombros, quadris e parte inferior das costas.

Corticosteróides

Em casos raros, as estrias podem desenvolver-se após o uso prolongado ou inapropriado de corticosteroides, tais como cremes ou loções utilizadas para tratar doenças da pele, incluindo eczema.

Os corticosteroides funcionam de forma semelhante ao hormônio cortisol. Eles podem ajudar a aliviar as condições inflamatórias da pele, mas, como o cortisol, eles também podem reduzir a quantidade de colágeno em sua pele.

O colágeno é uma proteína que ajuda a manter a sua pele elástica e quanto menos colágeno houver em sua pele, mais provável é que você desenvolva estrias.

Ao usar um creme ou loção corticosteroide, siga as instruções do fabricante sobre como e onde aplicá-lo. A face, virilha e axilas são áreas particularmente sensíveis. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Como as marcas de estrias se desenvolvem?

Antes que as marcas de estrias apareçam, a pele afetada tornar-se-á fina, aplainada e cor-de-rosa, podendo haver coceira na região.

Essas marcas aparecem como linhas vermelhas ou roxas ou linhas de cor rosa, marrom avermelhadas ou marrom escuro, dependendo da cor da sua pele.

Elas podem ocorrer em remendos de linhas paralelas em seu corpo e muitas vezes aparecem “cicatrizes”. Para começar, as linhas serão ligeiramente levantadas e podem sentir enrugadas, antes de eventualmente achatamento.

À medida que as linhas ficam mais planas, elas vão começando a desaparecer e mudando de cor para branca ou prateada. Elas geralmente se tornam menos visíveis ao longo do tempo, embora este processo às vezes possa levar anos.

Se quiser falar com a nossa especialista, clique aqui

O que causa estrias?

barriga com estria| Espaco Saude Rio| Dermatologia

Estrias são causadas quando a pele rapidamente se estende como resultado de um crescimento súbito ou ganho de peso.

O alongamento faz com que a camada média da pele (derme) rasgue, permitindo que as camadas mais profundas da pele mostrem através, formando estrias.

A derme contém fibras fortes e interligadas que permitem que sua pele se estique enquanto seu corpo cresce. No entanto, o crescimento rápido pode sobre esticar a pele e, portanto, quebrar essas fibras.

Quando os vasos sanguíneos eventualmente se contraem (ficam menores), a gordura de cor pálida embaixo da pele fica visível e as marcas de estrias mudam para uma cor branca prateada.

Tratamento de estrias

A maioria das estrias não são particularmente visíveis e desaparecerão ao longo do tempo. Mas se você tem estrias desagradáveis, ou se elas afetam uma grande área do seu corpo, existem algumas opções de tratamento disponíveis. No entanto, não há muita evidência para mostrar que esses tratamentos realmente funcionam.

Camuflar

Cosmética camuflagem (make-up) está disponível em balcão nas farmácias. Pode ser usado para pequenas áreas de pele, afetada por estrias. Alguns tipos são impermeáveis ​​e podem durar dois até três dias.

Cremes, géis e loções

Os fabricantes de cremes, géis e loções muitas vezes afirmam que podem remover estrias. No entanto, é improvável que estes possam impedir que as estrias apareçam ou as façam desaparecer mais ao longo do tempo.

Esses produtos são essencialmente hidratantes para a pele e estão disponíveis em farmácias, supermercados, lojas de saúde e beleza. Geralmente devem ser aplicados quando as estrias ainda estão na fase de cor vermelha ou roxa.

Laserterapia

Laser terapia não pode remover completamente estrias, mas pode ajudar a disfarça-las e torná-las menos perceptíveis. Existem diferentes tipos de terapia a laser usados ​​para tratamento de estrias.

O tratamento pulsado do laser da tintura é um tipo de tratamento do laser disponível. É indolor e pode ser usado em um estágio inicial, enquanto as suas estrias ainda são vermelhas ou roxas.

A energia do laser é absorvida pelos vasos sanguíneos debaixo de suas estrias. Os vasos sanguíneos desmoronam e a cor vermelha ou roxa desaparece completamente ou fica branca.

Laser terapia para estrias está disponível no Espaço Saúde Rio e é geralmente bem acessível. Você provavelmente precisará de alguns tratamentos para obter resultados visíveis. O número exato dependerá da cor e do tipo da sua pele.

Saiba mais sobre os tratamentos de estrias a laser

Cirurgia estética

A cirurgia cosmética para estrias é cara e raramente recomendada. Se você tem estrias em seu abdômen e uma grande quantidade de pele solta, é possível fazer uma abdominoplastia. Este é um tipo de cirurgia plástica que remove o excesso de gordura e pele do abdômen, além de poder se livrar das estrias que estejam abaixo do umbigo.

Como esta cirurgia é realizada por razões estéticas, e carrega uma série de riscos associados, podendo inclusive causar cicatrizes consideráveis, deve ser feita em um horário agendado e apenas após a consulta com nosso cirurgião plástico.

Para dúvidas entre em contato clicando aqui!

Prevenção de estrias

As estrias não podem ser sempre evitadas – por exemplo, muitas vezes ocorrem durante a gravidez. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a diminuir suas chances de obter estrias.

Peso e dieta

As marcas de estrias são muitas vezes causadas por ganhar peso rapidamente durante um curto período de tempo. Evitar o rápido ganho de peso e perda de peso (“dieta yo-yo”) pode ajudar a prevenir estrias.

Se você precisa perder peso, então você deve fazê-lo lentamente, comendo uma dieta saudável e equilibrada e exercitando-se regularmente. Você não deve perder mais de 0,5kg (1lb) por semana. Leia mais sobre como perder peso com segurança.

É importante comer uma dieta saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, especialmente a vitamina E, a vitamina C e os minerais de zinco e silício. Estas vitaminas e minerais ajudarão a manter sua pele saudável.

Uma dieta equilibrada fornecerá todas as vitaminas e minerais que o corpo necessita. Suplementos dietéticos não são necessários para evitar estrias.

Índice de massa corporal (IMC) é uma medida que a maioria das pessoas pode usar para verificar se seu peso é saudável em relação à sua altura e construir. Para a maioria dos adultos, um IMC de 18,5 a 25 é considerado saudável.

Você pode usar a calculadora de peso saudável BMI para descobrir se você está com sobrepeso.

Durante a gravidez

Estrias durante a gravidez (estrias gravídicas) são geralmente causadas por alterações hormonais que afetam sua pele. Ganhar peso gravidez constantemente pode ajudar a minimizar o efeito de estrias.

Durante a gravidez, é normal aumentar o peso durante um período relativamente curto de tempo. No entanto, é um mito que você precisa “comer por dois”, ainda que esteja esperando gêmeos ou trigêmeos.

Se você está grávida você não precisa fazer uma dieta especial, mas você deve comer uma variedade de alimentos todos os dias para obter o equilíbrio certo de nutrientes para você e seu bebê. Sua dieta deve ser rica em carboidratos de trigo integral, como pão e macarrão, bem como frutas e legumes.

Leia mais sobre dieta durante a gravidez e sobrepeso em grávidas.

 Efeitos emocionais das estrias

Algumas pessoas acham marcas de estrias angustiante. Se isso está te deixando deprimido ou afetando suas atividades diárias, procure seu médico, organizações, como Changing Faces e a Associação Britânica de Camuflagem da Pele, pois elas podem ser muito úteis na ajuda e apoio desse problema.

Para saber mais marque sua consulta

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Informações do Autor

hnadmin

Sem comentários

Publicar comentário