Botox, o aliado da beleza | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

Botox, o aliado da beleza

Botox, o aliado da beleza


Botox

Botox para rugas

O botox é um dos maiores aliados da dermatologia. Vale a pena entender o que é e como funciona. Trata-se de uma droga, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a chamada toxina botulínica. Seu efeito é simples: a toxina paralisa o músculo onde fazemos a aplicação. Com isso, há diversos usos para o botox. Clinicamente, por exemplo, serve no tratamento de determinadas condições musculares. Em cosmética, remove rugas, paralisando temporariamente os músculos de expressão.
Mas qual a origem dessa toxina tão versátil? A Clostridium botulinum, é encontrada, em forma inativa, na natureza: florestas, solos cultivados e nos sedimento de lagos, córregos e águas costeiras. Também existe no trato intestinal de mamíferos e peixes e nas brânquias e vísceras de caranguejos e outros crustáceos.
De modo geral, a bactéria é inofensiva. Porém, ela também pode provocar uma grave doença, chamada botulismo. Isso acontece quando os esporos da Clostridium botulinum se transformam em células vegetativas e se desenvolvem sem controle. Neste caso, a toxina botulínica paralisa o sistema nervoso, impedindo os neurônios de se comunicarem eficazmente. Quando não tratado, o botulismo pode até levar a morte, por insuficiência respiratória. Estudos indicam que toda a população da Terra poderia ser dizimada por dois quilos de toxina botulínica.
Aqui, porém, o assunto é a aplicação médica do botox: ela é usada em mais de 20 situações diferentes. Na dermatologia estética, por exemplo, reduz o aparecimento de rugas faciais e linhas finas. Mas, de modo geral, também serve em casos de enxaqueca, distúrbios musculares, de bexiga e intestino e excesso de transpiração, entre outras condições.
O procedimento estético é feito em consultório. A toxina, preparada por diluição do pó em solução salina, é injetada diretamente no tecido neuromuscular. O resultado aparece entre 24 e 72 horas. Deve-se levar em conta que mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem fazer esse tratamento.

Se voce desejar saber mais sobre o assunto cadastre na nossa LISTA VIP .


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário

/* */