9 alimentos essenciais para uma pele saudável | Espaço Saúde Rio

Clínica de Dermatologia e Estética

(21) 2535.9077 | 3874.3134 | Rua Jardim Botânico, 600, sala 403/404, Jardim Botânico

9 alimentos essenciais para uma pele saudável

lista de alimentação saudável

9 alimentos essenciais para uma pele saudável


lista de alimentação saudável

 

A beleza está na mesa! Uma pele linda, unhas fortes e cabelos brilhantes têm relação direta com o que comemos. “A alimentação balanceada é o que vai nos proporcionar vitaminas e minerais essenciais para manter nossa beleza”, conta a dermatologista Dra Mônica Linhares. Para ficar com a aparência sempre em dia, confira os alimentos essenciais para a saúde da pele.

 

1. Frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora e framboesa)

 

Conhecidas como berries, essas frutas são riquíssimas em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele, além de ajudarem na cicatrização, elasticidade e pigmentação.

 

2. Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina e acerola)

 

Em estudos realizados, verificou-se que a vitamina C tem efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB. Dessa forma, a vitamina C tópica (na pele) é um excelente antioxidante. “Além disso, a vitamina C é um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras: ela não somente clareia a pele, mas também inibe a produção da tirosinase, a enzima que cria a pigmentação”, diz Dra. Monica. Também é essencial para a construção do colágeno e da elastina, tendo um ótimo efeito antiaging.

 

3. Chás diuréticos (hibisco, cavalinha, dente-de-leão, erva-doce e chá verde)

 

“Esses chás eliminam o excesso de água e líquidos retidos no organismo, sendo útil para desinchar, combater a retenção de líquidos e amenizar a aparência da celulite”, explica a dermatologista. Opte sempre por ervas frescas e em infusão.

 

4. Salmão e atum

 

Esses peixes são ricos em ômega 3, substância que previne a inflamação e reforça a barreira hidrolipídica da pele, mantendo-a bem hidratada.

 

5. Alimentos vermelhos (tomate, pimentão vermelho, melancia e goiaba)

 

“Fonte de licopeno, esses alimentos são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células que produzem colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela sustentação da pele”, salienta a especialista.

 

6. Folhas escuras (Espinafre, couve e brócolis)

 

São alimentos ricos em vitamina K, que melhora toda a saúde vascular e, com uma melhor circulação, menor as chances das bolsas escuras sob os olhos.

 

7. Carnes magras e ovos

 

Além da melhora na firmeza da pele, a ingestão de proteína (encontrada em carnes magras e ovos) também é fundamental para a saúde do cabelo. São alimentos que ajudam a garantir uma boa formação de colágeno.

 

8. Aveia, lentilha e soja

 

“Ricos em fibras solúveis, esses alimentos, juntos com a água, promovem o bom funcionamento do intestino, o que é fundamental para que não haja toxinas circulantes que dificultam a cicatrização e a hidratação da pele, comprometendo os resultados dos tratamentos estéticos faciais”, afirma Dra Mônica.

 

9. Mamão, cenoura e abóbora

 

Fonte de vitamina A, esses alimentos são indicados para pacientes com acne, já que ajudam na diminuição da produção do sebo.

 

Gostou dessas dicas? Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo, ou também acessando nossas redes sociais ou ainda entre contato conosco: clicando aqui.


Informações do Autor

Monica Linhares

Dra. Mônica Linhares - Médica Dermatologista Diretora Técnica da Clínica Espaço Saúde Rio. Saiba mais em: http://espacosauderio.com.br/clinica/

Sem comentários

Publicar comentário